Arte na Pré-História

arte pré-histórica começou a ser delineada quando foram encontradas pinturas rupestres nas cavernas, provavelmente feitas por homens pré-históricos. A arte pré-histórica representa o que é visto, e não o que é conhecido. Os primeiros artistas da humanidade eram nômades e os períodos são divididos em 4 Paleolítico – Pedra lascada / Mesolítico / Neolítico / Idade dos metais – descoberta do cobre, bronze e ferro: 


Paleolítico Inferior

Onde florescem as primeiras estruturas sociais e onde os primeiros artefatos começam a ser fabricados pelo homem, como armas de pederneira, objetos de madeira e lascas de pedra. Apesar de serem nômades, têm afeição familiar e fazem uso do fogo, principal descoberta humana do período.













Antes de começar a desenhar animais nas paredes das cavernas, o homem deixou suas marcas através de simples traços, riscos e também por meio das mãos em negativoou mãos de possessão. Encostando sua mão sobre a rocha e soprando sobre ela um pó obtido por meio de minerais triturados, ele obtinha essas imagens. Alguns historiadores e arqueólgos acreditam que essa era uma forma do homem demonstrar sua posse sobre o local onde deixava suas mãos marcadas.




Paleolítico Superior

Surge o homem de Cro-Magnon – oriundo da Ásia, migrando pela África até chegar na Europa -, que morava nas cavernas graças ao constante esfriamento do planeta devido à 4ª Era Glacial. Ele desenvolveu sua cultura no continente europeu e tinha qualidades humanoides primitivas mais favoráveis que as outras espécies: tinham estatura média de 1,70m, cabeça comprida e maior capacidade cerebral. Além de tudo isso, já caçava animais de grande porte através de armadilhas terrestres, o que comprova sua superioridade de inteligência.
Com o passar dos anos, os homens deste período começaram a viver em grandes grupos. Para enfrentar o frio, quando migravam para regiões de poucas cavernas, construíam moradias rústicas com peles de animal, rochas e gravetos. No período Paleolítico Superior, o homem começa a desenvolver a pintura rupestre nas cavernas, permitindo um entendimento contemporâneo maior de sua cultura.
Segundo alguns arqueólogos, é nesse período que o homem começa a se apegar à sobrenaturalidade, dando origem à religião. Eles cultivavam o poder feminino da natalidade e as consideravam superiores por gerarem a vida ao engravidar
.























PERÍODO NEOLÍTICO



Também conhecido como Nova Idade da Pedra e Idade da Pedra Polida, o Período Neolítico teve início por volta de 8.000 antes de Cristo, após as mudanças climáticas que criaram melhores condições de vida para os homens e animais. Com as geleiras, os portentosos animais foram extintos, dando lugar a uma fauna mais parecida com a que temos hoje, e os rios, desertos e florestas tropicais foram formados, o que possibilitou um contato humano mais intenso com a natureza.

                                  

 



Neste período o homem torna-se sedentário, é o surgimento da cerâmica e da arquitetura, a arte assume característica megalítica em blocos de pedras ao ar livre.

Nesse período, o homem descobre-se como um ser social que tem muito mais  vantagem de agir em grupo do que individualmente, para obter boas condições de vida, o homem neolítico procurava moradia próximo aos rios, na intenção de utilizar a terra fértil para a agricultura 




Idade dos Metais

A descoberta do bronze e o estabelecimento de rotas comerciais de estanho e âmbar  caracteriza um período no qual a arte torna-se decorativa e geométrica em objetos de metal e em armas. Nesta época surge a escrita, marcando o fim da Pré-História.
Após ter produzido o fogo, por meio do atrito entre pedras, o homem descobriu a metalurgia e passou a produzir inúmeros objetos de bronze, ferro e cobre.
Duas técnicas foram desenvolvidas nesse perído:A da fôrma de barro e a da cera perdida.